quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EXEMPLO DE PLANO DE AULA

Trago para vocês um dos planos de aula do projeto "Trânsito".



PLANO DE AULA

OBJETIVOS:

·         Reconhecer a importância das regras de trânsito e convivência.
·         Identificar elementos relacionados ao trânsito.

FORMAS DE MEDIAÇÃO:

INTRODUÇÃO:

Em rodinha relembrar com as crianças o tema que será trabalhado no projeto e as combinações que havíamos feito na problematização. Questionar o grupo se durante esse tempo eles observaram no seu dia-a-dia alguma placa ou sinalização de trânsito.
A rede temática do projeto, o quadro da problematização e a tabela das atividades semanais ficarão afixados no mural de recados da sala.


DESENVOLVIMENTO:

Hora do conto

Para refletirmos sobre a importância das regras de trânsito iniciar a contação da historia: ‘O trânsito no mundinho’, que será lido em várias partes. Em roda cada criança receberá um elemento da história para ser colocado no cenário (mundinho feito em papel pardo), conforme os elementos irão aparecendo na história as crianças irão completando o cenário. Serão trabalhadas as primeiras páginas do livro que explica o motivo da criação de regras para o trânsito e as primeiras regras.
Brincadeira de mão no saco

Em um saco será colocado elementos de brinquedo que se relacionem com o trânsito como, carrinho, caminhãozinho, boneco, ônibus, moto, bicicleta, apito, etc., e alguns que não se relacione como, panelinhas, animais do zoológico, chaveiro, anel, etc. O saco será passado de mão em mão enquanto o grupo canta a música:
Atravesse na faixa
Cuide os dois lados
Pare, olhe
Preste atenção
/: Um trânsito seguro
É questão de educação! :/

No trânsito há carros,
Moto e caminhão
Pare, olhe
A sinalização
/: No trânsito seguro
O importante é o cidadão! :/

Quando a música pára a criança que está com o saco na mão deve retirar um objeto, identificar e reconhecer se há ligação com o trânsito e se tiver explicar qual é a relação.


FECHAMENTO

Em rodinha conversar com o grupo sobre as aprendizagens do dia, cada criança irá falar o que mais gostou da aula e o que aprendeu.


AVALIAÇÃO

            A avaliação acontecerá em todos os momentos da aula, levando em conta a participação nas reflexões coletivas sobre a importância de existir regras de convivência. Também será avaliado o interesse nas atividades realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário